A decisão de escolha de uma profissão é sempre algo muito difícil na vida de todas as pessoas. Afinal, é algo que vai determinar também os rumos pessoal e financeiro.

Hoje em dia, o número de profissões cresceu bastante, principalmente após a chegada da internet e do crescimento do e-commerce – o mundo digital precisa dos mais variados profissionais.

Outro aspecto importante é a segmentação de muitas carreiras, como a Engenharia, onde temos a especialização Ambiental ou de Produtos, além dos segmentos tradicionais.

E tanta opção acaba confundindo mais do que ajudando a tomar uma decisão tão importante, sem contar a indecisão natural com as características de cada carreira e com o que você quer aprender e exercer.

Ainda não achou a profissão que combina com você? Veja essas dicas que podem ajudar na decisão.

01 – Pense nas suas habilidades atuais e futuras

Em que habilidades você se sente capaz, domina e gostaria de investir pro futuro? Elas podem ser a sua forma de definir que carreiras combinam mais com você.

Se você gosta muito de eletrônica, ou de cozinhar, ou de números, entre muitos outros talentos e aptidões, você pode formar uma imagem profissional mais próxima da sua realidade.

Algumas competências também ajudam a decidir: por exemplo, se você gosta ou não de trabalhar em grupo, se você costuma liderar grupos de trabalhos, se você prefere fazer seus trabalhos escolares sozinho. Tudo isso forma uma lista de aptidões que vão direcionar a sua busca para algumas profissões.

02 – Pesquise a fundo sobre as profissões

Você pode ter as principais características que algumas profissões exigem, mas não todas. E isso á natural, afinal você ainda é um profissional em construção.

O mais importante, nesse momento, é ter a visão completa de cada opção.

Ser um profissional de Gastronomia, por exemplo, requer mais do que gostar de cozinha; essa pode ser até uma demanda menor do que, por exemplo, saber lidar com projetos – pratos nada mais são do que isso, com sequências, tempos e responsáveis precisos.

03 – Candidate-se a Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz é uma ótima oportunidade para estudantes do Ensino Médio ingressarem em empresas, trabalharem em rotinas que não prejudiquem seus estudos e podem conhecer diversas profissões.

E o melhor: vê-las funcionando na prática, por profissionais e assim poderão sentir se cada uma tem o clima e a pressão que combinam com o que o jovem imagina e deseja.

E o processo é simples: basta procurar pelas empresas que oferecem vagas Jovem Aprendiz – e todas as médias e grandes empresas são obrigadas, por lei, a oferecer vagas – e se candidatar.

04 – Procure apoio de profissionais

Existem algumas formas de pesquisar carreiras com ajuda de profissionais especializados no auxílio aos estudantes.

Os Testes Vocacionais são bastante populares e muito eficazes no direcionamento dos pensamentos e ideias do estudante. Diversos colégios oferecem os testes vocacionais no último ano do Ensino Médio, assim como algumas universidades.

Existem clínicas de psicologia que são especializadas na orientação de carreira para jovens e também oferecer os testes vocacionais.

 

Categorias: Curiosidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *