A cada dia que passa, nós queremos transformar nossas casas em verdadeiros paraísos de conforto, de comodidade e claro, de inovações tecnológicas.

Com a internet e a tecnologia cada vez mais surpreendente e convergente em todas as mídias e fontes de conteúdo, ficar em casa tornou-se algo muito prazeroso.

Podemos assistir filmes recém-lançados no cinema, programas de todos os países através das redes sociais na tela da TV inteligente e até fazer compras através dela. E a boa notícia é que nossas casas podem ser tornar ainda mais conectadas com o mundo.

Veja como deixar sua casa mais tecnológica, seguindo essas dicas. Você certamente vai querer essas novidades e conhecer muitas outras – e elas existem, é só você contatar uma empresa de automação residencial para ajudar nessa tarefa.

01 – Iluminação inteligente

Controlar o desperdício de energia e também reduzir o custo são dois objetivos que devem estar na mente de todas as pessoas em suas casas.

O gasto com energia no Brasil é alto, principalmente no verão, e todas as soluções que a tecnologia der valem a pena. Você pode pensar no custo do investimento inicial, mas é importante lembrar que a economia é sem data de validade – e só pode aumentar com o uso melhor do sistema inteligência de iluminação.

Com ele, você pode controlar todas as luzes da sua casa através de smartphones conectados a uma rede wi-fi residencial ou Bluetooth. Se você deixou luzes acesas ao sair de casa, pode desliga-las com um toque em seu celular.

Também pode automatizar o uso das luzes, programando frequências e intervalos. O sistema trabalhar com um hub onde as luzes inteligente são conectadas e podem ser controladas pelo seu dispositivo móvel.

02 – Limpeza robótica

Aspirar o pó de casa é sempre uma tarefa difícil e pesada, principalmente em ambientes grandes. Mas a tecnologia também lembrou dessa dificuldade na hora de inovar.

Já existem alguns modelos de robôs aspiradores de pó; eles são dotados de sensores que percebem todos os caminhos e objetos em um determinado espaço e fazem a limpeza. Traçando e programando rotas, estes aparelhos inteligentes sabem onde devem retirar mais ou menos sujeira.

Eles na prática aspiram tudo que estiver pelo caminho, porém com mais cuidado com os objetos e de forma mais eficiente, focando em locais onde tradicional há mais sujeira. E você controle ele pelo seu smartphone.

03 – Câmeras que cuidam de tudo

Não falamos aqui da geração de câmeras de alta qualidade de imagens para registrar o que acontece em cada ambiente da sua casa; é algo muito maior do que isso.

Ela possui reconhecimento facial de todas as pessoas que moram na residência e reconhece até mesmo os seus bichos de estimação. Desta forma, pode alertar sobre qualquer pessoa desconhecida que for captada.

Também permite que você fale com quem está em casa e alerta até sobre movimentos de objetos que não sejam usuais – um dia de faxina será de movimentado para uma câmera inteligente, porém compensa quando detecta aparelhos sendo retirados dos lugares sem motivo aparente.

04 – Trancas inteligentes

O uso de chaves para abrir portões já caiu em desuso há décadas com a inteligência dos portões eletrônicos. Porém, essa é uma área que não para de evoluir para além de cuidar de garagens.

Hoje em dia temos as portas com abertura por cartão, conhecidas em hoteis, também funcionando em residências e algo mais além: tecnologias que permitem abrir sua casa sem tocar em uma maçaneta – ou nem precisar de uma.

Existe as leituras biométricas – as digitais dos moradores são as únicas que abrem a porta – e também a abertura por smartphones, usando um aplicativo que trabalha com senhas de acesso.

 

Categorias: Curiosidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *