Você economizou anos, deixou de viajar e de gastar com diversão e tudo para realizar o maior sonho: ter um apartamento para chamar de seu.

E depois de muita pesquisa, conversas com corretores e vendedores, enfim chegou a hora de conhecer aquele que pode ser o seu imóvel. Parece tudo certo. Mas está de longe de ser. E por que isso?

Porque o momento da visita é quando devemos checar uma série de itens para avaliar se o imóvel é realmente uma boa escolha, se vai exigir gastos e se você está disposto e com recursos para isso. Ou prefere esperar por um imóvel sem trabalho a fazer.

Vamos ver o que devemos observar em um apartamento antes de comprar e tentar reduzir ao máximo as surpresas desagradáveis.

Mas antes de ir para a visita de um imóvel

Certamente você se sentirá empolgado por cada detalhe do imóvel que se encaixar com a ideia que você tem de sua nova casa. É assim que formamos a decisão.

Porém, é importante que a visita seja feita com a maior racionalidade possível, porque podem existir problemas ocultos que uma visão emocional deixará passar. E pode provocar custos extras ou desgastes no futuro.

Procure avaliar objetivamente cada aspecto do imóvel e formar uma opinião ao final, pesando os prós e contras. E outro ponto importante: vá sem pressa alguma. Gaste o tempo que achar necessário, muitos corretores e vendedores colocam pressa para que a sua avaliação seja superficial e perca detalhes.

01 – Instalações hidráulicas, elétricas e de gás

Estes itens costumam ser menosprezados pela maioria das pessoas nas avaliações de imóveis, mas representam um custo alto quando os problemas surgem. Um profissional de elétrica e o material de reposição são conhecidos por ser uma despesa alta de reforma, por exemplo.

Verifique se todas as instalações funcionam corretamente, se o chuveiro e o aquecedor (ou aquecimento central) funcionam, se não há torneiras com pouco escoamento, registros emperrados, se as tomadas estão bem distribuídas nos cômodos, tomadas queimadas, fiações aparentes, se a campainha funciona.

Teste as tomadas com um carregador de celular ou uma lâmpada com fiação.

02 – Instalações de ar condicionado

Certamente você não poderá testar a instalação de ar condicionado, mas poderá verificar se ela existe, se atende as condições ideais de uso (lembre que elas devem ter disjuntores independentes dos demais do imóvel) e se está em bo estado de conservação.

03 – Condições estruturais do imóvel

Este item costuma reservar surpresas desagradáveis, principalmente em apartamentos, pela proximidade com os outros imóveis e os problemas deles. Você pode encontrar, por exemplo:

  • Infiltração que esteja sendo provocada pelo imóvel vizinho;
  • Paredes com trincas e rachaduras;
  • Vazamentos ou marcas de vazamentos que secaram;
  • Problemas com pintura – no caso de imóveis de primeira morada;
  • Acabamentos das janelas e telas, se existir.

04 – Posição do imóvel

Verifique se o sol bate intensamente de manhã ou à tarde no imóvel e onde. Isso pode ser determinante para o seu conforto, se você trabalha em casa ou se retorna só à noite.

Dois pontos importante em relação à posição do imóvel no prédio:

  • Os apartamentos de ponta têm a vantagem de dividir pouca parede com vizinhos;
  • Em alguns prédios, existem salões de festas que ficam logo abaixo de um andar de apartamentos, ou seja, com o barulho muito próximo. O mesmo acontece com áreas de piscina e parquinho.

05 – Regras do condomínio

Muitas pessoas ignoram este item e acabando sofrendo consequências graves. Imagine que você tenha um cão e descubra que o condomínio proíbe, e somente depois de comprar?

Em algumas cidades, esta proibição é crime, mas você não quer começar uma vida nova discutindo na Justiça. Verifique também se há restrição para trabalhar em casa, os horários para festas e recebimentos de mercadorias e se há vagas destinadas a visitantes.

Afinal, você precisa arrumar lugar para os carros dos amigos quando for comemorar a mudança para a nova casa!

Agora você já está preparado para comprar um apartamento Ipanema e desfrutar as praias do RJ sem preocupação.

 

Categorias: Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *