Os estudantes que acabam de fazer uma faculdade de direito podem ficar um pouco perdidos após a formatura, sem saber que rumo seguir profissionalmente. Mas isso é perfeitamente normal e caso você esteja nessa situação não se sinta mal. Esse artigo é  justamente para te ajudar a enxergar as suas possibilidade.

Veja a lista que preparamos sobre o que fazer após concluir a faculdade de direito e tenha uma esclarecida em suas dúvidas.

 

Concurso público

Muitos estudantes de direito após a formatura procuram por concursos públicos para fazer depois de formados. Com isso, conseguem ingressar em carreiras estáveis e bem remuneradas com a vantagem de conseguir bons cargos devido o curso superior concluído.

Uma das opções mais procuradas é o concurso pf, onde é possível fazer prova para delegado ou agente federal, com salários iniciais que podem chegar a R$15 mil reais no início da carreira pública.

Se você estiver perdido ainda em relação a profissão, escolher um concurso público é uma boa ideia inicial.

 

Prova da OAB

Se você está terminando a faculdade de direito e quer trabalhar como advogado é necessário fazer a prova da OAB. Essa é uma das provas mais difíceis no começo da carreira. Mas com estudo e dedicação é possível conseguir passar em todas as fazer e então poder trabalhar como advogado, seja em empresas, ou com um escritório próprio.

E mesmo que você não queira atuar como advogado, pode tirar a carteirinha da ordem quando quiser. As provas acontecem duas vezes ao ano e você pode tentar em qualquer uma das vezes que ela é aplicada.

 

Montar um escritório

Se você já tiver a carteira da OAB é possível abrir o seu próprio escritório e atuar nos casos que você tiver interesse. Ser um advogado autônomo pode não ser fácil no começo, porque é preciso encontrar meios de atrair os seu clientes.

Mas com o tempo é possível fazer o seu nome no mercado e ter muitos clientes, e sendo autônomo com seu próprio escritório existe uma liberdade maior para escolher os casos em que você deseja atuar.

 

Fazer especialização

Fazer uma especialização é ótima opção para quem ainda está no escuro sobre em qual área trabalhar após concluir a faculdade de direito. Então escolha uma área que você tenha interesse para se especializar. Assim você consegue desenvolver melhor suas habilidades nessa área e ser uma profissional ainda bem, já que pode unir o prazer da área que gosta, com os conhecimentos especializados que serão adquiridos.

 

Trabalhar em uma empresa

Muitas empresa, principalmente as grande multinacionais precisam de advogados para trabalhar internamente e assim ter mais agilidade na resolução dos problemas que a empresa pode ter. Se você tem o sonho de fazer carreira em empresas de grande porte e trabalhar com o direito empresarial. Essa é uma boa opção de emprego para você ter após concluir a sua faculdade de direito.

 

Gostou das nossas dicas sobre o que o um advogado recém formado pode fazer? Esperamos ter ajudado a esclarecer as dúvidas que você pode ter ao longo da graduação.

Se gostou deixe seu comentário abaixo.

Categorias: Estudos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *