No mundo dos negócios, na posição de empreendedor você estará sempre sendo desafiado na sua credibilidade.

As pessoas, por natureza, desconfiam quando o assunto é colocar dinheiro na mesa, portanto é natural que você sempre comece a corrida atrasado. É preciso conseguir credibilidade de parceiros comerciais, de investidores e principalmente de clientes.

Desafia-lo é uma forma de se preservar contra a insegurança de apostar em um estranho; portanto é preciso mostrar que você e seu negócio têm valor e merecem a confiança.

Mas como chegar nesse ponto? Veja algumas formas de conseguir credibilidade nos negócios.

01 – Aja humanamente nas suas negociações

Muitos homens de negócio ainda agem nas negociações como se fossem um campo de batalha onde devem derrotar o outro lado – e se esquecem que o outro lado é um admirador (ou futuro admirador) daquilo que ele produz.

Só essa visão já deveria ser suficiente para exercitar dois sentimentos em uma negociação:

  • A empatia: colocar-se no lugar do outro para entender o limite e rever o seu próprio;
  • A parceria: ver o outro lado (cliente ou fornecedor) como alguém que está dividindo o objetivo dele com você (e vice-versa).

Desta forma, mudamos a nossa linguagem verbal e corporal, favorecendo um dialogo melhor e aumentando a sua credibilidade.

02 – Procure por depoimentos para os seus serviços e produtos

Os depoimentos tornaram-se um instrumento importante para conquistar credibilidade, pois as pessoas acreditam em outras pessoas que estão satisfeitas com um produto.

Só é importante lembrar que o depoimento deve ser totalmente sincero e feito de forma natural, mesmo que seja escrito.

03 – Busque a credibilidade financeira

Em muitos momentos, você precisará investir em seu negócio e o seu nome, muitas vezes, vai preceder a sua conta bancária. E quando o seu nome no mercado, o seu bem maior, está negativado?

Busque informações sobre pendências – o Score é uma forma segura – e negocie o quanto antes. Desta forma, você poderá obter crédito com rapidez.

04 – Converse com a sua concorrência

A concorrência não pode ser encarada como um inimigo; ela está no mercado muitas vezes há mais tempo que o seu negócio.

Participe de grupos e associações de empresas concorrentes do se produto. Ninguém vai trocar dados sobre seus negócios, mas poderão falar dos desafios do setor, novidades e assim estreitar laços de relacionamento. E anuncie em seu site ou blog. Isso gera credibilidade entre seus clientes.

05 – Entregue o que for prometido

Nada gera mais credibilidade para os clientes – e antes de qualquer depoimento – do que cumprir as cláusulas de uma venda.

Para isso, é importante que a empresa esteja engajada nesta qualidade, para que todos os colaboradores assumam a postura e transmitam como uma valor da organização – o que em última análise favorece a sua credibilidade como líder.

06 – Promova o trabalho em equipe

Essa é uma forma de gerar credibilidade dentro da empresa e nas equipes, e com isso aumentar a eficiência de cada um, impactando nas entregas aos clientes e aumentando a credibilidade da sua marca.

 

 

Categorias: Negócios

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